Câmbios VW

Câmbios VW

O câmbio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.


Escalonamento

Até 1978 o escalonamento era o seguinte:

1ª – 3,80:1

2ª – 2,06:1

3ª – 1,32:1

4ª – 0,89:1

Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.


Relação e Diferencial

As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.

– 7 X 31 (4,43:1)

– 7 X 36 (5,143:1)

– 8 X 35 (4,375:1)

– 8 X 33 (4,125:1)

– 8 X 31 (3,875:1)


 

O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.

O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.

O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.

O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard.

 

Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.
A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW

BC – Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )

BL. – SP2 ( 8 X 31 )

BP – Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )

BS – Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )

BV – Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )

PC – Variant II ( 8 X 33 )

PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )

PF – Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )

PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )

PT – Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )

PT* – Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )